Apresentação

Ementas

1º período

Antropologia e Educação
Carga Horária: 60 horas

Ementa
Construção do conceito de cultura, a partir do estudo das diferentes abordagens antropológicas e da análise de diversos contextos histórico-culturais, Caracterização e compreensão cultural brasileira e amazônica e suas implicações na educação; Identidade social e cultural, família e educação em diferentes contextos culturais; a antropologia contemporânea e suas relações com a educação.

Bibliografia Básica
  • MARCONI, Marina de Andrade. Antropologia: Uma Introdução. 7. ed. São Paulo-SP: Atlas, 2010. 331p.
  • WULF,Chistoph. Antropologia da Educação. 1ed. São Paulo: Alínea 2005.
  • LAPLATINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2007 ISBN: 978-85-11-07030-9.
Bibliografia Complementar
  • ROCHA, GILMAR; TOSTA, SANDRA DE FATIMA PEREIRA Antropologia E Educação. AUTENTICA
  • GONZÁLEZ, Leopoldo Jesús Fernández. E DOMINGOS, Tânia Regina Eduardo. Cadernos de Antropologia da Educação. Petrópolis RJ: Vozes: 2005 ISBN 978-85-11-07030-9
  • DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral. Ed. Alínea, 2006 ISBN: 85-86491-62-4
  • BOAS, Franz. Antropologia Cultural. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 109p.
  • GOMES, Celso Pereira Antônio. Antropologia. São Paulo: Contexto, 2008. E-book. Disponível em: http://ares.bvirtual.com.br/editions/1990-antropologia.dp?search_id=3390846&search_results_type=Edition Acesso em: 01 jan. 2011

Psicologia da Educação I
Carga Horária: 60 horas

Ementa
Conceitos e origens da psicologia. A importância da Psicologia. A psicologia pré-experimental. A psicologia experimental. As escolas psicológicas. Campos da psicologia, a base biológica do Comportamento. Fatores de desenvolvimento, percepção. Inteligência. Personalidade. Motivação. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias.

Bibliografia Básica
  • BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2008. ISBN: 85.326.0714-4
  • BRAGHIOLLI, Eliane Maria et alii. Psicologia Geral. 26. ed. Porto Alegre: Vozes, 2005 ISBN : 85.326.0714-4
  • SALVADOR, César Coll (Org.). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Bibliografia Complementar
  • BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. 16. Ed. – Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
  • COLL, Cesar et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação. (vol.1) Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
  • GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para a utilização pelo professor. Petropolis: Vozes, 2005. PATTO, Maria
  • GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos Aplicações à Prática Pedagógica. 16. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • Helena S. A Produção do Fracasso Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. E-book. Disponível em: http://ares.bvirtual.com.br/editions/2666-a-producao-do-fracasso-escolar.dp?search_id=3391002&search_results_type=Edition Acesso em: 24. abr. 2011.

Filosofia Da Educação I
Carga Horária: 60 HORAS

Ementa:
Gênese da Filosofia Ocidental – As diversas Concepções e Atitudes Filosóficas; - O filosofar no Período Clássico e a Paidéia; - O filosofar no Período medieval e a Escolástica; - O Renascimento e o filosofar na Idade Moderna; Noções de Teoria do Conhecimento - O filosofar no Período Contemporâneo e o neo-racionalismo; - A Filosofia no Brasil; As diversas Correntes Filosóficas do Ocidente. Filosofia, Ética e Responsabilidade Sócio ambiental.

Bibliografia Básica
  • GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8 ed. São Paulo: Ática, 2006.
  • GHIRALDELLI, Paulo Jr. Filosofia, Educação e Política. Ed. DP & A, 2006
  • GHIRALDELLI, Paulo Júnior. Introdução à Filosofia – Textos Básicos: Filosofia e Ciências Humanas. Barueri: Manole, 2006
Bibliografia Complementar
  • ARANHA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2006 ISBN: 85-16-01477-0.
  • COLLINSON, Diane. 50 Grandes Filósofos: da Grécia antiga ao século XX. São Paulo: Contexto, 2004 ISBN: 85-16- 01477-0.
  • REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva 2002 ISBN: 85-16-01477-0.
  • NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 12. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2001 ISBN: 85-16-01477-0.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 18. Ed. SÃO PAULO: Cortez, 2004.

História da Educação I
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
A educação através da história, mediante o estudo da evolução das comunidades primitivas da civilizações antigas e medieval. A educação na sociedade moderna e contemporânea nos contextos políticos, econômico e cultural. Abordagem alternativas atuais.

Bibliografia Básica
  • ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia: geral do Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006. ISBN: 978-85-160-5020-7
  • MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos novos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006. ISBN: 85- 249-0163-2
  • SAVIANI, Dermeval (org.). História e História da Educação: o debate teórico-metodologico atual. 3 ed. São Paulo: Autores associados, 2006. ISBN: 85-85701-70-6
Bibliografia Complementar
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. ISBN: 85-11-01020-3
  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2001. ISBN 85-7139-260-9
  • LOPES, Eliane Marta Teixeira. História da Educação. RIO DE JANEIRO: Dp&A, 2001. ISBN: 85-7490-095-8
  • MANACORDA, Mário A. História da educação: da antiguidade aos novos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006 ISBN: 85- 249-0163-2.
  • SEVERINO, A. J. Educação, Sujeito e História. São Paulo: Olho D'Água, 2002.

Língua Portuguesa
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
O que é gramática. Dificuldades da língua: pontuação, acentuação, ortografia crase; emprego dos pronomes; concordância (verbal e nominal); verbos (tempo, modo, pessoas, cronologia temporal, harmonia temporal). Coesão e coerência textuais. Tipologia textual: texto livre, esquema e resumo.

Bibliografia Básica
  • FAVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. 10ª Ed. São Paulo: Ática, 2006
  • FERRAREZI, JR. Celso; TELES, Iara Maria. Gramática do Brasileiro: uma nova forma de entender a nossa língua. São Paulo: editora Globo.2008.
  • MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Sciliar. Português Instrumental. 25ª ed. São Paulo: Sagra, 2005
Bibliografia Complementar
  • BAGNO, Marcos. Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz. 11 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
  • FERRAREZI JUNIOR, Celso. Ensinar o Brasileiro: respostas a 50 perguntas de professores de língua materna. São Paulo: Parábola, 2007. 119p.
  • FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto: Leitura e Redação. 17 ed. São Paulo: Ática , 2005
  • TERRA, Ernani. Curso Prático de Gramática. São Paulo: Scipione, 2000.

Metodologia do Trabalho Científico
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Introdução ao ensino da metodologia científica; conhecimento e seus níveis; ciência; tipos de métodos científicos; Tipos de pesquisa, técnicas para análise de textos; apresentação gráfica; normas da ABNT; composição estrutural de trabalhos acadêmicos; técnicas para falar em público; Estrutura de artigo; resenhas; Projeto de Pesquisa; Relatório de Pesquisa; elaboração de monografia

Bibliografia Básica
  • CRUZ, Carla; RIBEIRO, Uirá. Metodologia Cientifica: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Boocks, 2004 ISBN: 85-7323-236-6.
  • FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração, Formatação e Explicitação das Normas da ABNT. 14. Ed. Porto Alegre: [S.N.], 2005 ISBN: 85-906115-1-5.
  • SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 7.ª ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2007. ISBN: 978-85-98271-48-4
Bibliografia Complementar
  • BARROS, Aidil de J. P.; LEHFELD, Neide aparecida de S. Projeto de pesquisa - propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2001 ISBN: 85.326.0018-2.
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
  • MARION, José Carlos; DIAS, Reinaldo; TRALDI, Maria Cristina. Monografia para os cursos de Administração, contabilidade e economia. São Paulo. Atlas, 2002. ISBN: 85-224-3266-X
  • SALOMON, D.V. Como fazer monografia. 11 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. – 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007 ISBN: 978-85-249-1311-2.
2º período

Sociologia da Educação
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
A perspectiva sociológica na análise do mundo sócio-cultural. A Educação como Objeto do Estudo Sociológico. Fundamentos e Significações Sociais da Educação. A educação como processo social. Educação e estrutura social. Tendências teóricas da sociologia da educação e sua influência na educação brasileira.

Bibliografia Básica
  • DEMO, Pedro. Sociologia da Educação. Brasília: Plano, 2004 ISBN: 85-85946-84-9
  • KRUPPA, Sonia M. Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. 157p.
  • OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia da Educação. São Paulo: Ática, 2005 ISBN: 85-85701-70-6.
Bibliografia Complementar
  • CHAMPAGNE, Patrick. Iniciação à Prática Sociológica. Rio de Janeiro: Vozes, 1998 ISBN: 85.326.1647-X.
  • DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia geral. 2ª Ed. São Paulo, Alínea 2000 ISBN: 85-86491-62-4.
  • GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 7. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2009. 120p.
  • MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2010. 143p.
  • RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6 ed. São Paulo: DP&A, 2007

Psicologia da Educação II
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Aprendizagem: conceitos fundamentais. Desenvolvimento humano e aprendizagem: introdução as principais teorias. A teoria de Jean Piaget; a teoria de Vygotsky; a teoria de Wallon.

Bibliografia Básica
  • BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. 14. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000 ISBN: 85.326.0632-6.
  • COLL, César et al. Desenv. Psicológico e Educação. 2ª edPorto Alegre: Artes Médicas, 2004 ISBN: 85-363-0228-3.
  • SALVADOR, César Coll (Org.). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999 ISBN: 85-7307-601-1.
Bibliografia Complementar
  • AMARAL, Suely Aparecida et al. Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
  • BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva 2005.
  • BRAGHIOLLI, Eliane Maria et al. Psicologia Geral. 25. ed. Porto Alegre: Vozes, 2005.
  • GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos Aplicações à Prática Pedagógica. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Filosofia Da Educação II
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
O senso comum e os diversos tipos de conhecimento, com destaque aos conhecimentos científicos e filosóficos. A filosofia e as ciências: visão histórica. A filosofia geral e a filosofia da educação. A pedagogia e a filosofia da educação. Principais correntes filosóficas modernas/ contemporâneas e a educação. A filosofia da educação no Brasil. Tendências pedagógicas. A importância da reflexão filosófica e revisão do papel do educador. Educação e comunicação. Educação e cultura. Educação e linguagem. A formação do homem integral. Avanços tecnológicos e as mudanças. A auto-realização e a robotização do homem. A aprovação da singularidade. A revolução através da arte. Ética – Estética – Valores: Max Scheles.

Bibliografia Básica
  • ARANHA, Maria Lúcia. Filosofia da Educação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2006. ISBN: 85-249-0094-6.
  • GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004. ISBN: 85-08-09104-4
  • GHIRALDELLI, Paulo Jr. Filosofia, Educação e Política. Rio de Janeiro: DP& A, 2004
Bibliografia Complementar
  • DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 16. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010. 284p.
  • DURKHEIM, Emile. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
  • MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais: O olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro-RJ: Garamond, 2010. 73p.
  • NUNES, César Aparecido. Aprendendo Filosofia. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. ISBN: 85-308-0395-7
  • REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva 2002. ISBN: 85-05-03607-6.

História da Educação II
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Evolução dos sistemas de ensino no Brasil. Valores culturais e modelos educacionais. A ascensão da pequena burguesia. O manifesto dos pioneiros da escola nova. A demanda social por educação na década de 30. Reformas educacionais no contexto brasileiro. Educação e Estado Novo. O movimento de Educação Popular no Brasil e a Pedagogia do Oprimido.

Bibliografia Básica
  • ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação e da Pedagogia Geral do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006.
  • MANACORDA, Mário A. História da educação: da Antiguidade aos Novos Dias. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006 ISBN: 85-249-0163-2.
  • ROMANELLI, Otaiza Oliveira. História da Educação no Brasil. 31ª ed. São Paulo: Cortez, 2010. ISBN: 978-85-326-0245-9.
Bibliografia Complementar
  • CAMBI, Franco. História da Pedagogia. 3 reimpressão. São Paulo: Unesp, 1999. ISBN: 85-7139-260-9.
  • LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Orgs.). 500 Anos de Educação no Brasil. 4. ed. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2010. 608p.
  • PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil. 7 ed. São Paulo: Ática, 1997
  • SAVIANI, Demerval (org.). História e História da Educação. 2 ed. São Paulo: Autores associados, 2000 ISBN: 85-85701-70-6
  • GHIRALDELLI JR, Paulo. História da educação brasileira. São Paulo : Cortez. 9788524912115

Introdução a Lingüística
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Lingüística: a Lingüística e o ensino do português. A fala. A escrita. Língua Linguagem. Variações. Preconceitos. Simbolismo lingüístico. Teoria Saussuriana. Fonética e Fonologia. Processos de produção da fala. Ditongos e tritongos em português. Transcrição fonética (iniciação).

Bibliografia Básica
  • CAGLIARI, Luiz Carlos. A Lingüística e o ensino do português: a fala. IN: Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Edições Scipione, 2008.
  • FERRAREZI JUNIOR, Celso. Ensinar o Brasileiro: respostas a 50 perguntas de professores de língua materna. São Paulo: Parábola, 2007. 119p.
  • FERRAREZI,JR. Celso; TELES, Iara Maria. Os sons e seus sentidos .IN: Gramática do Brasileiro: Ua nova forma de entender a nossa língua. São Paulo: Globo, 2008. 340p.
Bibliografia Complementar
  • BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é e como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
  • DEL RÉ, Alessandra. Aquisição da Linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2009
  • FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de Linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2009. 284p.
  • LOPES, Edward. Fundamentos da lingüística contemporânea. 11 ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
  • MUSSALIM, Demerval e BENTES, Anna Christina. Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: editora Cortez. 2003.
  • OLIVEIRA, Rui de. Neurolingüística e o Aprendizado da Linguagem. Catanduva: Rêspel, 2005. 422p.

Ética e Cidadania em Educação
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Contextualização histórica da Ética ocidental a partir da sua origem. Os principais teóricos da Ética na antiguidade, no período medieval, na idade Moderna e nos dias atuais. Ética empresarial e Ética Profissional. O Código de Ética do Administrador e sua importância.

Bibliografia Básica
  • ARROYO, Miguel. BUFFA, Ester. NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: quem educa o cidadão? 10ª ed. SP: Cortez, 2002. ISBN: 85-249-0094-6.
  • LOMBARDE, José Claudinei. Ética e educação: Reflexões Filosóficas e Históricas. São Paulo: Editores Associados, 2006.
  • PINSKY, JAIME. Cidadania E Educação. São Paulo: Contexto
Bibliografia Complementar
  • BIANCHETTI, Roberto G. Modelo Neoliberal e Políticas Educacionais. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005. ISBN: 85-249-0615-4
  • BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL . Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Rio de Janeiro: DP&A. v. 8
  • CANO, Betuel. Ética: a arte de viver: a alegria de ser um cidadão do universo. 4 ed. São Paulo: Paranhos. 2005 ISBN: 85-356-0538-X.
  • GALLO, Silvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 1997
  • SOUSA, Antonio Bonifacio Rodrigues. Ética e cidadania na educação. São Paulo: Paulus
3º período

Didática I
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
A inter-relação entre educação, didática e sociedade. A escola e seu papel mediador no seio da prática social: sua rede de relações. O processo ensino-aprendizagem. A construção da identidade do professor. A relação professor-aluno: dimensão ética, política, pedagógica e social. As tendências da educação brasileira. Teorias educacionais e praticas educativas.

Bibliografia Básica
  • CANDAU, Vera Maria. Didática em questão. 29ª Ed. Ed. Vozes, 2009
  • PILLETI. Claudino. Didática. São Paulo:, Àtica, 2007
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: o ensino e suas relações. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2003
Bibliografia Complementar
  • AROEIRA, Maria Luísa C.; SOARES, Maria Inês B.; MENDES, Rosa Emília. Didática de pré-escola: vida criança: brincar e aprender. São Paulo: FTD, 1996.
  • HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Atica, 1999.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. 20.ed. Porto Alegre:Meditação,2003.
  • PERRENOUD, Phillippe . Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas , 2001
  • GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. São Paulo: Ed. Autores associados
  • RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e Ensinar. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Educação Ambiental - Ambiente, Saúde e Segurança
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Educação Ambiental: princípios éticos e filosóficos na relação sociedade/natureza. O confronto entre cultura e natureza e o surgimento da questão ambiental. A educação ambiental e formação da cidadania. Racionalização do uso do patrimônio natural no contexto do desenvolvimento sócio econômico. A relação entre as ciências naturais e as ciências sociais. A contribuição da educação ambiental à conservação dos recursos naturais rumo ao desenvolvimento sustentável. Contribuições da Educação Ambiental para da segurança e saúde ambiental e humana. A Legislação Ambiental no contexto da Saúde e da Segurança. A Organização Didática da educação ambiental formal e informal. A formação profissional e docente em educação ambiental.

Bibliografia Básica
  • BRANCO, Sandra. Meio Ambiente e Educação Ambiental na Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
  • MEDINA Nana Mininni; SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma Metodologia Participativa de Formação. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2003. ISBN: 85.326.2279-8
  • VILELA, Gracielle Carrijo; RIEVERS, Marina. Direito e Meio Ambiente: Reflexões Atuais. Belo Horizonte: Ed. Fórum, 2009. ISBN: 978-85-7700-159-0
Bibliografia Complementar
  • BOTELHO, José Maria Leite. Educação Ambiental e Formação de Professores. Ji-Paraná-RO: Gráfica Líder, 2000.
  • MILLER JR. G. Tyller. Ciência Ambiental. São Paulo: Thomson Pioneira
  • TALAMONI, Jandira. Educação Ambiental: da Prática Pedagógica à Cidadania. Ed. Escrituras. Ed. 2003. ISBN: 85-7531-114-X

Legislação Educacional
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
O contexto social, político e econômico brasileiro e a educação. Ordenamento jurídico da educação brasileira. A educação nacional: diretrizes gerais e organização. A educação básica no contexto da educação nacional. A educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio como etapas da educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas implicações no contexto escolar, no que respeita aos conteúdos do Programa.

Bibliografia Básica
  • BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 4 ed. Porto Alegre: CORAG, 2001.
  • CARNEIRO, M. A. LDB Fácil: Leitura Crítica Compreensiva Artigo a Artigo. Rio de Janeiro: Vozes, 2002;
  • SAVIANI, Dermeval. Da Nova LDB ao Novo Plano Nacional. São Paulo: Autores Associados, 2004
Bibliografia Complementar

Comunicação e Tecnologias aplicadas a Educação
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Meios de Comunicação de Massa: conceitos fundamentais. Mídia e educação: histórico, situação atual e perspectivas; análise críticas e tendências relacionadas à tecnologia emergentes. A era da tecnologia e a introdução do computador na escola. Capacitação de recursos humanos para a utilização dos recursos dos MCM.

Bibliografia Básica
  • BELONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2005.
  • LÉVI, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.
  • OROFINO, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar. São Paulo, Cortez, 2005. ISBN: 85-249-1149-2
Bibliografia Complementar
  • CHAVES, O. C. Eduardo. Multimídia: Conceituação. Aplicações e Tecnologia. Campinas, 1991. Disponível: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/MULTIMED/mm0.htm
  • FRANCO, S.R. Informática na Educação. Rio Grande do Sul, Ed. UFRGS, 2004. ISBN: 978-85-725-765-9
  • GIANOLLA, Raquel. Informática na Educação: representações Sociais do Cotidiano. 3ºed. São Paulo Cortez, 2006. ISBN: 85-249-1212-X
  • PAIS, L. C. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. ISBN: 85-7526-068-5.
  • TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação. São Paulo: Ed. Erica, 2000

Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Infantil
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Concepções de infância a partir do enfoque interdisciplinar considerando a base histórica, biológica, psicológica, antropológica e sociológica. Políticas contemporâneas de atendimento à infância: concepções, características e objetivos. Diferentes enfoques metodológicos na Educação Infantil de 0 a 6 anos. A importância da socialização No convívio escolar. A importância do lúdico no processo para aquisição das habilidades de leitura e escrita. Liberdade e criatividade da criança no processo de exploração de materiais. Formas, expressão, interpretação e apreciação. O gestual e a mímica como representação afetiva/ cognitiva.

Bibliografia Básica
  • BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, Secretaria de Educação fundamental, 1998. v.1
  • CORSINO, Patrícia. Educação Infantil: Cotidiano e políticas. São Paulo: Ed. Ed. Autores Associados, 2009. ISBN: 978-85-7496-226-9
  • LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação infantil e Registro de Práticas. Cortez, 2009. ISBN: 978-85-249-1546-8
Bibliografia Complementar
  • ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 13. ed. Campinas, SP.: Papirus, 2000. 93p.
  • ANGOTTI, Maristela. O Trabalho Docente na Pré-Escola: Requisitando Teorias, Descortinando Práticas. 2º Ed São Paulo: Pioneira, 2002. ISBN: 85-221-0106-X
  • FARIA, Wilson de. Teorias de Ensino e Planejamento Pedagógico: Ensino-não diretivo - Ensino libertário - Ensino por descoberta - Ensino personalizado. São Paulo-SP: Epu, 1987. 108p.
  • KRAMER, Sônia. A Política do Pré- Escolar no Brasil: A Arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003. ISBN: 85-249-0198-5
  • SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidade. São Paulo: Cortez.
  • OSTETTO, LUCIANA. Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus

Currículos: Concepções Teóricas
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Conceituação de currículo. Fundamentação teórico-científica e legal. Metodologia de planejamento curricular. Princípios, elementos, procedimentos, instrumentos e critérios que orientam o processo de tomada de decisões curriculares.

Bibliografia Básica
  • ESTEBAN, Maria Tereza. Escola, Currículo e Avaliação. 2º Ed.ed. Cortez, 2005. ISBN: 85-249-0968-4
  • SACRISTAN, J. Gimeno. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed. 2000. ISBN: 85-7307-374-8
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma Introdução às Teorias do Currículo. 3º Ed. Belo Horizonte: Autentica. 2005. ISBN: 85-86583-44-8
Bibliografia Complementar
  • APPLE, Michel. Ideologia e currículo. Port o Alegre: Artmet, 2006.
  • CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a Escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
  • GOODSON, Ivo F. Currículo: Teoria e História. 10. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. 141p..
  • ROCHA, Ubiratan. História, Currículo e Cotidiano Escolar. 8 ed. Cortez.São Paulo, 2002. ISBN: 85-249-0878
  • SENNA, Luiz Antonio Gomes. O Currículo na Escola Básica: Caminhos para a Formação da Cidadania. Rio de Janeiro: Qualitymark/Duniya, 1997. ISBN: 85-7303-149-2
4º período

Didática II
Carga Horária: 80 horas

Ementa:
A didática e a pratica pedagógica do professor. Os objetivos de ensino. Metodologia e procedimentos. O processo de avaliação. Organização do conhecimento escolar. Planos de ensino.

Bibliografia Básica
  • CANDAU, Vera Maria. Didática em questão. 29ª Ed. Ed. Vozes, 2009
  • PILLETI, Claudino. Didática. São Paulo, Àtica, 2007
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: o ensino e suas relações. 7 ed. São Paulo, Papirus 2003
Bibliografia Complementar
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia : saberes necessários à prática educativa. 26. ed. São Paulo: Cortez. 2005.
  • GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 333p.
  • GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
  • HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Atica, 1999.
  • PERRENOUD, Phillippe . Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001

Fundamentos Teórico-metodológicos da Matemática I
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Fundamentação do Ensino da Matemática: História da Matemática. Proposta curricular do ensino da Matemática. Construção do número pela criança de 0 a 6 anos. Educação Matemática. Estratégias de ensino. Materiais didáticos.

Bibliografia Básica
  • D’ AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 10 ed. Campinas: Papirus, 2005.
  • KAMII, Constance. A Criança e o Numero: Implicações da Teoria de Piaget. Ed. Papirus 1988
  • ROSA, Ernesto. Didática da matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2010. 224p
  • SÁNCHEZ HUETE, Juan Carlos et al.O Ensino da Matemática; Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2009. 232p.
Bibliografia Complementar
  • CARVALHO, Dione Lucchesi De Carvalho. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 2009.
  • CERQUETTI-ABERKANE, Françoise. O Ensino da Matemática na educação Infantil. Porto Alegre-RS: Artmed, 2001. 245p.
  • NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celli Espasadin Lopes. Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
  • POZO, Juan Ignácio. A Solução de Problemas: Aprender a Resolver, Resolver para Aprender. Porto alegre: ArtMed, 1998.
  • ROSAMUND, Rosamund. Ensino Eficaz de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Fundamentos Teórico-metodológicos da Língua Portuguesa I
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Concepção de Língua e de sociedade. Pluralidade lingüística e dinâmica social. Heterogeneidade lingüística e ensino da língua: o paradoxo da escola. Letramento e gêneros textuais. Desigualdades sociais, variação lingüística e o processo educacional. A gramática e seu ensino pelo professor de língua materna. Sistema de ensino do português brasileiro: alfabético ou fonético? Como ensinar ortografia e pontuação na escola. Como trabalhar com ditado em sala de aula e a acentuação de palavras. O gosto e o desgosto dos alunos pela leitura. Como ensinar os alunos a gostar de ler e como avaliar sua leitura.

Bibliografia Básica
  • BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
  • BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
  • BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005. 263p.
Bibliografia Complementar
  • FAVERO, Leonor Lopes et al.Oralidade e Escrita: Perspectivas para o ensino de língua materna. 7. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2009. 126p.
  • FERRAREZI JR, CELSO. Ensinar o brasileiro: respostas a 50 perguntas de professores de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
  • FERRAREZI JR., Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008
  • HIGOUNET, Chales. História Concisa da Escrita. 10. ed. São Paulo-SP: Parábola, 2008. 187p.
  • ILARI, RODOLFO et al. Introdução a Semântica: brincando com a gramática. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2010. 206p.

Fundamentos e Métodos de Ciências Naturais
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Fundamentação teórica e prática do ensino das Ciências Naturais, para o desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados nas séries iniciais. Objetivos gerais e específicos dessa área de. estudo. Análise crítica e cognitiva dos conteúdos de Ciências Naturais. Técnicas e recursos didáticos para o ensino de Ciências Naturais.

Bibliografia Básica
  • MORAES, Roque (Orgs). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.
  • POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Angel Gómez; FREITAS, Naila. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências. Porto alegre: artmed, 2009.
  • SANTANA, J. C. Barreto de. Ciência & Arte: Euclides da Cunha e as Ciências Naturais. São Paulo 2003.
Bibliografia Complementar
  • ALVES-MAZZOTTI. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson., 1999.
  • BIZZO, N. Ciências: Fácil e Difícil? São Paulo: Ática, 1995.
  • CARVALHO, A.M. & PEREZ. D.G. A formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2000.
  • HAYDT, R.C.C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Atica, 2002.
  • WARD, hellen; HEWLETT, Claire; RODEN, judith. Ensino de ciencias. Porto alegre: artmed, 2010
  • JAPIASSU, Hilton. Introdução Às Ciências Humanas: Análise de Epistemologia Histórica. 3. ed. São Paulo: Letras & Letras Ltda, 2002. 191p.

Fundamentos e Métodos da Alfabetização
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
A alfabetização como processo histórico e historicizante da humanidade. Conceituação de alfabetização e letramento na teoria sócio-construtivista. Construção das hipóteses de escrita no sistema alfabético. Boas situações de aprendizagem: características, planejamento, desenvolvimento, intervenções problematizadoras e relato reflexivo. Estratégias para o trabalho com ortografia, pontuação e gramática na alfabetização. Projetos didáticos de leitura e escrita.

Bibliografia Básica
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2005
  • JOLIBERT, Josette; SRAIKI, Christiane. Caminhos para Aprender a Ler e Escrever. São Paulo: Contexto, 2008.
  • WEISZ, Telma. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Ática. 2004.
Bibliografia Complementar
  • CARVALHO, Marlene. Guia Prático do Alfabetizador. São Paulo: Atlas, 2002
  • FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 19. ed. São Paulo, 2009. 136p.
  • SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial de escrita: A alfabetização como processo discursivo. 12. ed. Campinas: Cortez, 2008. 135p.
  • SOARES, Magda Becker. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autentica, 2003.
  • TEBEROSKY, Ana; FERREIRO, Emília. Psicogênese da Língua Escrita. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
  • JOLIBERT, Josette (Colab.) Formando Crianças Produtoras de Textos. Porto Alegre-RS: Artmed, 2008. 321p. v2.

Estágio Curricular Supervisionado I - docência na Educação Infantil
Carga Horária: 120 horas

Para visualizar as informações sobre estágios, basta clicar no seguinte link: Estágios FATEC 2011

5º período

Fundamentos Teórico-metodológicos da Geografia
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Fundamentação teórica e prática do ensino de Geografia para o desenvolvimento dos conteúdos a serem trabalhados nas séries iniciais. Objetivos gerais e específicos dessa área de estudo. Análise crítica e cognitiva dos conteúdos de Geografia. Técnicas e recursos didáticos para o ensino de Geografia.

Bibliografia Básica
  • CASTELLAR, Sônia et al. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learninig, 2010. 161p.
  • LACASTE, Yeves. A Geografia, Isso Serve em Primeiro Lugar para Fazer a Guerra. Papirus. 2004
  • MOREIRA, Ruy et al.Pensar e Ser Geografia: Ensaios de história , epistemologia e ontologia do espaço geografico. 1°. ed. São Paulo: Contexto, 2008. 188p.
Bibliografia Complementar
  • BRANCO, Sandra. Meio Ambiente e Educação Ambiental na Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.
  • GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Os diferentes tempos e espaço do homem: Atividades de geografia e de história para o ensino fundamental. 2. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2006. 64p.
  • PONTUSCHKA, Nidia Nacib. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
  • MENDONÇA, Francisco. Geografia e Meio Ambiente. Ed. Contexto: 2004.
  • RUY, Moreira. Pensar e ser em Geografia. Ed. Contexto: 2007. Disponível em: http://ares.bvirtual.com.br/editions/2121-pensar-e-ser-em-geografia.dp?search_id=3392267&search_results_type=Edition . Acesso em: 14. out. 2010

Fundamentos Teórico-metodológicos da Matemática II
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Concepções do conhecimento matemático. Ensino de matemática e desenvolvimento dos conceitos matemáticos no currículo dos anos iniciais: estruturas lógicas de proporcionalidade e exploração do espaço físico. Construção e compreensão das transformações aditivas e subtrativas em multiplicativas e de divisão, respectivamente. Estudo das frações, numerais decimais, valor posicional e sistema de numeração e de medidas. Estudo e aplicações de perímetro e área de figuras geométricas. Problemas de enredo, proposições metodológicas e estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento lógico-matemático.

Bibliografia Básica
  • CENTURIÓN, Marília. Porta aberta. São Paulo: FTD, 2006. (Coleção Portas abertas)
  • GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 2006. vol. 1°-5°
  • IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo; MILANI, Estela. Matemática para todos. São Paulo: Scipione, 2006. (Coleção Para todos)
Bibliografia Complementar
  • KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas/SP: Papirus, 2005.
  • SMOLE, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez; Cândido, Patrícia. Cadernos do MATHEMA: jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed. 2007.
  • MENDES, Iran Abreu Mendes. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. São Paulo: Ciência Moderna, 2009
  • SMOLE, K.; DINIZ, M. I. (orgs). Ler, Escrever e Resolver Problemas: Habilidades Matemáticas para Aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • D`AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as Tradições e a Modernidade; Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Fundamentos Teórico-metodológicos da História
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Fundamento teórico-metodológicos dos Estudos da História aplicados a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. (especificidades e distinções). A natureza, o significado e os princípios básicos da História alicerçados nas relações espaço – tempo e seus agentes sociais. As concepções e os rumos das práticas educativas recorrentes na contemporaneidade. A noção do espaço e tempo diante da realidade do educando e de suas possibilidades.

Bibliografia Básica
  • BITTENCOURT, Circe. O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo-SP: Contexto, 2004
  • KARNAL, Leandro (Org.) História na Sala de Aula: Conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo-SP: Contexto, 2010. 216p.
  • RICHMANN, Roseli. Estudos Sociais: Outros Saberes e Outros Sabores. Porto alegre: Mediação, 2005.
Bibliografia Complementar
  • BLAINEY, Geoffry. Uma breve história do mundo. 2. ed. São Paulo: Fundamento, 2010. 335p.
  • FONSECA, Selva Guimarães; SILVA, Marcos. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas: Papirus.
  • GUIMARÃES, Márcia Noêmia. Os diferentes tempos e espaço do homem: Atividades de geografia e de história para o ensino fundamental. 2. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2006. 64p.
  • NIKITIK, Sonia Leite. Repensando o ensino de historia. São Paulo: Cortez, 2004.
  • PINSKY, J. (org) O ensino de história e a criação do fato. SP, Contexto, 2000. Disponível em: http://ares.bvirtual.com.br/editions/1989-o-ensino-de-historia-e-a-criacao-do-fato.dp?search_id=3391984&search_results_type=Edition . Acesso em: 02 set. 2010.

Fundamentos da Educação especial na Perspectiva da Inclusão
Carga Horária: 80 horas

Ementa:
Histórico da Educação Especial. Legislação e Políticas Públicas e não Públicas em educação especial: a integração da com necessidades especiais na sociedade, na escola e no trabalho. Aprendizagem e Desenvolvimento na Educação especial. Prevenção, intervenção e acompanhamento precoce. Necessidades educacionais especiais e a intervenção pedagógica. Estudo da organização e estrutura de currículos e conteúdos programáticos utilizados na educação especial. Administrando a diversidade e aplicabilidade.

Bibliografia Básica
  • BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2 ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
  • PADILHA, Ana Maria. Praticas Pedagogicas na Educaçao Especial. São Paulo: Ed. Aut. Assoc, 2005.
  • SALVADOR, César Coll; MARCHESI, Álvaro e PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos de Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais. São Paulo: ARTMED, 2005.
Bibliografia Complementar
  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Belo Horizonte: Mediação, 2004.
  • FERREIRA, Maria Elisa Caputo; GUIMARÃES, Marly. .Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: Dp&a, 2003. 158p.
  • GONZÁLES, E. (Colab.). Necessidades Educacionais Específicas, Intervenção Psicoeducacional: Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em: http://ares.bvirtual.com.br/editions/790-necessidades-educacionais-especificas.dp?search_id=3392405&search_results_type=Edition Acesso em: 02. mar. 2010
  • MANTOAN, Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: o que é? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
  • VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  • MORAES, Salete Campos de. Educação Especial na Eja: Contemplando a Diversidade. PORTO ALEGRE, RS - BRASIL: Secretaria Municipal de Educação, 2007. 117p.
  • FREITAS, Soraia Napoleão (Org. ). Educação e Altas Habilidades/ Superdotação: A Ousadia de Rever Conceitos e Práticas. SANTA MARIA: UFSM, 2006. 280p.

Fundamentos Teórico-metodológicos da Língua Portuguesa II
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Leitura e escrita: concepções e princípios naturais do gosto e desgosto.Literatura: concepção. Análise lingüística e os problemas (de ordem estrutural, ortográfica, etc.) apresentados nos textos. Fala e escrita: características e variação de registro. A norma padrão e as tendências atuais da língua portuguesa. Gramática. Erro gramatical: origem, da idéia, valor social do erro gramatical, o erro gramatical e os erros nas gramáticas normativas.Tipologia textual: paráfrase, resumo e resenha. Produção de textos: gênero livre.

Bibliografia Básica
  • AZEREDO,Jose Carlos. Ensino de Português: Fundamentos, Percursos, Objetos. São Paulo: Jorge Zahar, 2007
  • FERRAREZI, JR. Celso; TELES, Iara Maria. Gramática do Brasileiro: uma nova forma de entender a nossa língua São Paulo: editora Globo.2008.
  • GERALDI, João Wanderley (Org. ). O Texto na Sala de Aula. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. 136p.
Bibliografia Complementar
  • ABRAMOVICH, Fanny et al. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. 5°. ed. São Paulo: Scipione, 2006. 174p.
  • BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007
  • BECHARA, E. O ensino da Gramática: Opressão? Liberdade?. São Paulo: Ática, 1991.
  • CAMPS, Anna. Proposta Didática para aprender a escrever. Artmed, 2006
  • CHIAPPINI, L. (Coord.). Aprender e ensinar com textos dos alunos. São Paulo: Cortez, 2006.
  • FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. São Paulo: Ática, 1993.
  • KOCH, Ingdore Vilhaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender. São Paulo: Contexto.
  • SPOLINI, Ana Tereza. Didática de Português: Tijolo por Tijolo: Leitura e produção escrita. São Paulo-SP: FTD, 1996. 195p.

Estágio Curricular Supervisionado II - docência no Ensino Fundamental
Carga Horária: 120 horas

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6º período

Fundamentos e Prática da Arte e Educação
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
A arte na educação escolar. Fundamentos estéticos da educação em arte. A importância de ver e observar. A imaginação criadora e a arte como jogo. A expressão plástica como linguagem. Desenvolvimento da criatividade. Expressão corporal, musical e ciência. Exploração do meio ambiente e desenvolvimento de atividades lúdicas. Conhecimento de técnicas, procedimentos e recursos ligados à recreação, a arte e aos jogos: teoria e prática.

Bibliografia Básica
  • BARBOSA, Ana Mãe. Arte – Educação no Brasil: Das Origens ao Modernismo. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005
  • MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte: A Língua do mundo: Poetizar, Fruir e Conhecer Arte. São Paulo: FTD.1998.
  • READ, Herbert: Trad. SIQUEIRA, Walter Lellis. A Educação Pela Arte. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004
Bibliografia Complementar
  • BRASIL, PCNs. Artes. Brasília: MEC/SEF, 1997
  • FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo et al. Arte na Educação Escolar. 4. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2010. 157p.
  • FUSARI, M.F. R; FUSARI, M.H.C.T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
  • PILLAR, Analice Dutra (org) A Educação do Olhar na ensino das artes. Porto Alegre: Mediação: 2000.
  • REVERBEL, Olga. Teatro na Escola. São Paulo: Ed. Scipione, 2002

Fundamentos e Prática da Educação dos Povos Tradicionais
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Educação Indígena: Legislação e diretrizes específicas. As escolas indígenas: o uso da língua materna e o direito à organização social. Multiculturalismo e projetos interculturais. A temática indígena na escola fundamental.

Bibliografia Básica
  • FAUSTO, Carlos. Os Índios Antes do Brasil. Ed. Zahar. Ed. 2005
  • SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Educação indígena x educação escolar indígena. UNESP, 2009.
  • TRINDADE, Azoilda Loretto da; DOS SANTOS, Rafael (Orgs.). Multiculturalismo: Mil e Uma Faces da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Bibliografia Complementar
  • D`ANGELIS, Wilmar. Leitura e Escrita em Escolas Indígenas. Ed. Mercado de Letras. Ed. 1997
  • DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares: sobre educação e cultura. 3. ed. Belo Horizonte - MG: Ufmg, 2009. 194p.
  • EGON, HECK. Povos Indígenas: Terra e vida. 5 ed. São Paulo: Atual, 1999
  • GONZÁLEZ, Leopoldo Jesús Fernández. E DOMINGOS, Tânia Regina Eduardo. Cadernos de Antropologia da Educação. Petrópolis RJ: Vozes: 2005 ISBN 978-85-11-07030-9
  • MONTE, Nietta Lindenberg. Cronistas em viagem e educação indígena. Belo Horizonte: Autentica

Fundamentos e Prática da Educação de Jovens e Adultos
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Histórico da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil. A Legislação que regulamenta a EJA. As modalidades de EJA. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a EJA. A formação dos docentes da EJA. As metodologias de trabalho docente na EJA. Diferentes enfoques para a EJA.

Bibliografia Básica
  • BARCELOS, Valdo. Formação de Professores para Educação de jovens e Adultos. São Paulo, Vozes, 2006.
  • FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. 29 ed. Rio de Janeiro : Paz e terra, 2006.
  • GADOTTI, Moacir & ROMÃO, José Eustáquio (orgs). Educação de Jovens e Adultos: Teoria, Prática e Proposta. 6. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2005.
Bibliografia Complementar
  • BARRETO, Vera. Paulo Freire para Educadores. 5.ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.
  • PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como Construir o Projeto Político Pedagógico da Escola. São Paulo: Cortez, 2001.
  • SCHWARTZ, SUZANA. Alfabetização de jovens e adultos : teoria e pratica. Petropolis: vozes, 2010
  • SOARES, Leonico, GIOVANETTI, Maria Amélia e GOMES, Nilma Lino. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 2. ed. Belo Horizonte-MG: Autêntica, 2007. 293p.
  • CAMBI, F. História da Pedagogia; São Paulo: UNESP, 2005

Avaliação da Aprendizagem
Carga Horária: 80 horas

Ementa:
Avaliação e medida educacional diferenças, propósitos e teorias. Características dos instrumentos de medida: validade, confiabilidade e praticidade. Elaboração de provas objetivas e dissertativas, análise do erro enquanto etapa do processo de aprender, discussão sobre o sentido do erro no processo de ensinar e os encaminhamentos avaliativos a serem tomados.

Bibliografia Básica
  • DEMO, P. Avaliação qualitativa. 10 ed. São Paulo: Autores Associados, 2010.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliação Medidora: Uma Prática em Construção da Pré-Escola à Universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade,2006
  • ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica. São Paulo: Cortez, 2006
Bibliografia Complementar
  • BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. 2 ed. Porto Alegre: Mediação. 2006
  • ESTEBAN, Maria Tereza. Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2004.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: Componente do ato pedagógico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 448p.
  • LUDKE, M.; MEDIANO, Z. (coords.). Avaliação na Escola de 1º Grau: Uma análise sociológica. 7. ed. Campinas-SP: Papirus, 2002. 162p.
  • MORETTO, Vasco P. Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo. 4. d. DP&A, 2002

Fundamentos da Literatura Infanto-juvenil
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Conceituação, origem e desenvolvimento do gênero. Descrição dos subgêneros literários. História da literatura infanto-juvenil e estudo singularizado de textos representativos. A ilustração do texto infanto-juvenil e a educação. A literatura infanto-juvenil e o significado social para a criança. Do imaginário ao real. Critérios de seleção de textos, procedimentos metodológicos e sugestões de atividades pedagógicas. Papel do professor como animador de leitura.

Bibliografia Básica
  • ABRAMOVICH, Fannu. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo. Scipione: 2008
  • COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infanto-juvenil. Editora Moderna. São Paulo, 2009.
  • FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009
Bibliografia Complementar
  • CARVALHO, Mariana; CARVALHO, Maurício Ribeiro. O Pedrinho + o Aniversário do Príncipe. : Scortecci Editora, 1998. 35p.
  • FEIJO, Mário. O prazer da leitura. São Paulo: Ática, 2010.
  • FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 50. ed. SP, BRASIL: Cortez, 2009. 87p.
  • MARTINS, Maria Helena. O Que é Leitura. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
  • SARAIVA, Juracy Assmann (Cols.). Literatura na escola: propostas para o Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006

Planejamento Educacional
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Conceituação de Planejamento nos diferentes enfoques. Histórico do planejamento. O papel do Estado no planejamento: Fatores- econômicos - sociais e o planejamento da Educação. Elaboração, Execução, controle e avaliação do plano educacional. Considerações sobre o planejamento da Educação no Brasil num intercâmbio com outros países. Burocracia, eficiência e a teoria organizacional. Planejamento Educacional, projeto- político pedagógico e gestão escolar.

Bibliografia Básica
  • BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 26. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
  • KUENZER, Acácia Zeneida; CALAZANS, Maria Julieta Costa e GARCIA, Walter. Planejamento Educacional no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003
Bibliografia Complementar
  • DALMAS, Ângelo. Planejamento participativo na escola: elaboração, acompanhamneto e avaliação. Petrolis: Vozes, 1994.
  • LUCK, Heloísa. A Escola Participativa: O Trabalho do Gestor Escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
  • MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANA, Liza Marins. Por que planejar? Currículo – Área – Aula. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2002
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão Democrática da Educação. 6 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
  • VASCONCELLOS, C. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico; São Paulo: Libertad, 2000.
7º período

Avaliação Institucional
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Perspectivas da avaliação institucional: do neoconservadorismo ao autoconhecimento para a tomada de decisão. Metodologia para avaliação institucional: possibilidades e práticas.

Bibliografia Básica
  • BALZAN, Newton César e DIAS SOBRINHO, José (Orgs.). Avaliação Institucional: Teoria e Experiências. 3 ed. São Paulo: Cortez. 2005
  • VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (Org.). Avaliação - Políticas e Práticas. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2004.
  • ESTEBAM, Maria Tereza (org). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4ed. RJ, DP&A, 2004
Bibliografia Complementar
  • DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez
  • LEITE, Denise. Reformas universitárias: avaliação institucional participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como Construir o Projeto Político Pedagógico da Escola; São Paulo: Cortez, 2001.
  • VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2004
  • DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez

Educação e Trabalho
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Trabalho e Educação: Perspectiva Histórica. A Escola e as demandas do Mundo do Trabalho. Globalização, Emprego e desemprego. A Escola e as Necessidades Educativas Da Classe Trabalhadora.

Bibliografia Básica
  • ABRANTES, Jose. Gestão de Qualidade. SP, Ed. InterCiência, 2009.
  • OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão Democrática da Educação. 6 ed. R J, Vozes, 2005.
  • PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. SP, Ática, 2007
Bibliografia Complementar
  • ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Coleção Primeiros Passos;171)
  • ANGOTTI, Maristela. O Trabalho Docente na Pré-escola: Revisitando Teorias, Descortinando Práticas. 2. ed. :Pioneira Thomson Learning, 2002. 185p.
  • SAVIANI, Demerval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João
  • [e.al]. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1994.
  • BEGNATO, Maria Helena. Educação, Saúde e Trabalho. Campinas: Alínea, 1999.
  • LUCK, Heloísa. A Escola Participativa: O trabalho do gestor escolar. 6. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009. 159p.

Gestão Escolar I
Carga Horária: 80 horas

Ementa:
Ementa: concepção da formação e exercício legal da função do Pedagogo no ambiente escolar como ação integradora. A evolução histórica da Direção escolar, supervisão escolar e orientação educacional. O conceito social, político e econômico que determina a função do pedagogo escolar. Projeto Pedagógico: a autonomia construída no cotidiano da escola.

Bibliografia Básica
  • FILHO, Geraldo Francisco. Administração escolar analisada no processo histórico. Campinas, SP; Editora Alínea, 2006.
  • GRINSPUN, Mirian Paura S. Zippin (Org.). Supervisão e Orientação Educacional. 2 ed. São Paulo: Cortez. 2005
  • LUCK, Heloisa. Ação integradora: administração, supervisão e orientação educacional. 25.ª Ed. – Petrópolis, RJ; Vozes 2007
Bibliografia Complementar
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
  • LUCK, Heloisa. Planejamento em Orientação Educacional. Petrópolis, Vozes, 21ª ed. 2009
  • GARCIA, Regina Leite (Org.). Orientação Educacional: o Trabalho na Escola. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2002
  • GIACAGLIA,Lia Renata Angelini. Orientação Educacional na Prática. 4. ed. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2003.
  • VEIGA,Ilma Passos de A. (org) Projeto Politico Pedagógico da escola: uma construção possível. 17 ed. Campinas, SP

Transversalidade na Educação
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Estudar a transversalidade na educação, dentro da concepção de cidadania e os princípios democráticos que norteiam a sociedade brasileira. Relação entre transversalidade e interdisciplinaridade. Relação entre transversalidade e interdisciplinaridade. Discussão dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Conceitos, objetivos, tratamento didático e contextualização dos temas transversais inseridos no currículo. Projetos de atuação Pedagógica tendo como ênfase os temas transversais.

Bibliografia Básica
  • BRANCO, Sandra. Atividades com temas transversais. São Paulo : Editora Cortez, 2007
  • SAMPAIO, Dulce Moreira. Pedagogia do Ser: educação dos sentimentos e dos valores, 4 ed Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
  • SERRAT, Laura Monte. Temas Transversais: como utilizá-los na prática educativa? Curitiba, PR: IBEP, 2008
Bibliografia Complementar
  • BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, Ética parâmetros curriculares nacionais. Volume 8. Brasília: MEC/SEF, 1997b.
  • ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
  • ARAÚJO, F. Ulisses. Temas transversais e a estratégia de Projetos. São Paulo: Moderna, 2003
  • FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 14 ed. Campinas: Papirus, 2007.

Trabalho de Conclusão de Curso I
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Técnicas de estudo. A pesquisa Científica na Atualidade. A elaboração de Trabalhos Científicos: Resumo, Resenha, Informe Científico, Artigo Científico e Monografia. Etapas do processo de produção de Pesquisas Científicas e a Comunicação de Trabalhos Científicos.

Bibliografia Básica
  • CRUZ, Carla & RIBEIRO, Uirá. Metodologia Cientifica: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Boocks, 2004.
  • FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração, Formatação e Explicitação das Normas da ABNT. 14. ed. Porto Alegre: [s. n.], 2006.
  • SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Bibliografia Complementar
  • BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000
  • ISCANDAR, Jamil I. Normas da ABNT Comentadas para Trabalhos Científicos. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2004.
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • MOROZ, Melania e GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O Processo de Pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.

Estágio Curricular Supervisionado III – Gestão Escolar
Carga Horária: 100 horas

Para visualizar as informações sobre estágios, basta clicar no seguinte link: Estágios FATEC 2011

8º período

Fundamentos Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Os conceitos iniciais básicos sobre deficiência auditiva (surdez) e indivíduo surdo: identidade, cultura e educação. Como se desenvolveram as línguas de sinais e a Língua Brasileira de Sinais – Libras. A forma e a estruturação da gramática da Libras e o conjunto do seu vocabulário.

Bibliografia Básica
  • CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkíria Duarte. Dicionário enciclopédico trilíngue da língua de sinais brasileira. 3 ed. SP, Ed. Edusp, 2008. 2v.
  • CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. 4 ed. Porto Alegre, Mediação, 2004.
  • LIMEIRA DE SÁ. Nidia Regina. Cultura, poder e educação de surdos. Paulinas, SP, 1ed. 2010
Bibliografia Complementar
  • LODI, Ana Cláudia Balieiro. Letramento e minorias. Porto Alegre; Mediação, 2002
  • MAZZOTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 4ed. SP, Cortez, 2005
  • QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüístico. Porto Alegre, Artmed. 2008.
  • SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças; Porto Alegre: Mediação, 1998
  • SOARES, Mária Aparecida Leite. A educação do surdo no Brasil. São Paulo: Editores Associados

Gestão Escolar II
Carga Horária: 80 horas

Ementa:
Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. O papel do pedagogo na articulação do conhecimento e das ações no âmbito da sociedade civil organizada. A organização da práxis pedagógica na educação não escolar, na perspectiva do trabalho como principio educativo.

Bibliografia Básica
  • HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004
  • OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão Educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • PARO, VITOR HENRIQUE . Gestao Escolar, Democracia E Qualidade De Ensino . São Paulo: ATICA
Bibliografia Complementar
  • GRAMIGNA, Maria Rita.Modelo de competências e gestão de talentos, Papirus, 2002.
  • LUCK, HELOISA . Liderança Em Gestao Escolar. Petropolis: Vozes
  • PORTO, Olivia. Orientação educacional: teoria, prática e ação. Rio de Janeiro: Walk
  • LIBANEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez
  • NOGUEIRA, NILBO RIBEIRO. Projeto Politico-Pedagógico. São Paulo: Érica

Fundamentos da Psicopedagogia
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Histórico da Psicopedagogia. A Psicopedagogia no contexto histórico. Especificidade e conceito. Campo epistemológico e multidimensionalidade da Psicopedagogia. Campo de atuação da Psicopedagogia. Código de ética da Psicopedagogia

Bibliografia Básica
  • BEAUCLAIR, João. Psicopedagogia: trabalhando competências, criando habilidades. Rio de Janeiro, Wak, 2004
  • BOSSA, Nadia A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. São Paulo: Artmed, 2002.
  • SILVA, Maria Cecilia Almeida e. Psicodedagogia: a busca de uma fundamentação. Paz e Terra
Bibliografia Complementar
  • CUNHA, Eugenio. Autismo e inclusão: psicodedagogia e práticas. Rio de Janeiro: Walk
  • RUBINSTEIN, Edith Regina. Psicopedagogia: fundamentos para a construção de um estilo. São Paulo: Casa do psicólogo
  • PORTO, Olivia. Bases da psicodedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Walk
  • OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 15. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010. 150p.
  • SISTO; BRENELLI (Org). Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar. Petrópolis: Vozes.

Jogos e Recreação
Carga Horária: 60 horas

Ementa:
Propostas e alternativas para a prática e intervenção didático-pedagógicas do trabalho com o corpo na infância. Os jogos e brincadeiras para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A Educação Física no Ensino Fundamental Programas, tendências e concepções.

Bibliografia Básica
  • BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, Secretaria de Educação fundamental, 1998. v.1, p.27-28.
  • FRITZEN, Silvino José. Dinâmicas de recreação e jogos: para educadores e pais, orientadores educacionais, animadores juvenis, animadores de recreação e professores de educação física. 26ºed. Petrópolis: Vozes, 2004. 70 p.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). et. al. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3ª edição, São Paulo: Cortez, 2003.
Bibliografia Complementar
  • ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. São Paulo: Vozes
  • YOZO, Ronaldo. 100 Jogos para Grupos. São Paulo: Sumus
  • RABELO, Vitoria Pimentel Figueiredo. 268 jogos infantis. Belo Horizonte, Itatitaia.
  • WINNICOTT, D. W . O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II
Carga Horária: 80 horas

Ementa:
Técnicas de organização e análise de dados. A coerência e normatização do texto monográfico. Conclusão do trabalho de pesquisa sobre o tema já definido, a partir da utilização de técnicas e conhecimentos adquiridos em toda a sua formação, empregando-as sob a orientação de um professor, na elaboração e conclusão da pesquisa. Apresentação da monografia de conclusão de curso a banca avaliadora.

Bibliografia Básica
  • CRUZ, Carla & RIBEIRO, Uirá. Metodologia Científica: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
  • FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Elaboração e Formatação, Explicitação das Normas da ABNT. 14. ed. Porto Alegre: [s. n.], 2006.
  • SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Bibliografia Complementar
  • ISCANDAR, Jamil I. Normas da ABNT Comentadas para Trabalhos Científicos. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2004.
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • BASTOS, Lília da Rocha et alii. Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000
  • MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O Processo de Pesquisa: Iniciação. Brasília: Plano, 2002.
  • TACHIZAWA, Takeshy. Como Fazer Monografia na Prática. 5. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.